data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A chuvarada dos dois últimos dias deixou inúmeros estragos em Santa Maria e na Região Central. Foram registrados casos de alagamentos, casas destelhadas, desmoronamentos e queda de granizo em diferentes cidades. Até a noite desta quarta-feira, já havia chovido 418 milímetros em Santa Maria - mais que o dobro do previsto para todo o mês de outubro.
De acordo com o meteorologista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Gustavo Verardo, é o terceiro outubro mais chuvoso em 58 anos na cidade. Por conta do grande volume, os rios Vacacaí e Santa Maria, em São Gabriel e Rosário do Sul respectivamente, estão 4,5 metros acima do nível normal. Inclusive, ainda durante a tarde de ontem, a prefeitura de São Gabriel decretou situação de emergência em decorrência dos transtornos causados pela chuva.
:: LEIA MAIS SOBRE A CHUVARADA NA REGIÃO CENTRAL
E engana-se quem pensa que, a partir de agora, o clima deve melhorar. Segundo a previsão, é possível a ocorrência de temporais, com queda de granizo, até a metade da próxima semana. O risco maior, conforme Verardo, é até a tarde de sábado, quando a temperatura deve subir e atingir 30ºC. Com isso, mais vendavais podem ocorrer durante a noite de sábado e a madrugada de domingo.
- Uma nova área de instabilidade está se formando, mais uma vez, na região da Fronteira. É bem provável que essa condição se estenda para todo o Estado, o que pode causar mais temporal, queda de granizo e grande volume de chuva - destaca o meteorologista.
Assim como na madrugada desta quarta-feira, a quinta-feira deve iniciar com vento forte. A máxima prevista para o dia é de 20ºC. Até o final da tarde, a chuva deve acalmar e dar uma trégua ao longo da sexta-feira.
Na tarde de ontem, uma equipe da Central de Doações da Defesa Civil já estava a caminho de Santa Maria com lonas, cestas básicas, cobertores e roupas para serem doados às famílias atingidas pelo temporal dos dois últimos dias.
PREVISÃO DO TEMPO
- Quinta: mínima de 19ºC e máxima de 20ºC
- Sexta: mínima de 17ºC e máxima de 27ºC
- Sábado: mínima de 21ºC e máxima de 30ºC
- Domingo: mínima de 18ºC e máxima de 24ºC